-
Arquitetos: JYJ Architects
- Área: 311 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Cheon Youngtaek
-
Fabricantes: Benjamin Moore, EHWA Bricks, HANSSEM, KDWOODTECH, LX Hausys, Salamander, YOUNGLIM
Encontro com o cliente - Em junho de 2021, o cliente visitou nossa empresa repentinamente. A primeira coisa que ele nos disse foi que queria construir uma casa isolada, mas queria "construí-la bem". Após cerca de um mês, o cliente nos visitou novamente e disse: “eu estava dividido entre os baixos custos de projeto e as casas dos construtores locais, mas agora quero parar de pensar nisso e contratá-los".
Por que construir uma casa - Por ter morado apenas em apartamentos, o cliente sonhava com uma casa. Agora que atingiu a idade da aposentadoria queria viver o resto de sua vida onde pudesse ter seu quintal, seu terraço e estar com seu cachorro, em vez de morar em um apartamento.
Os requisitos do cliente - No início, o cliente não trouxe nenhum requisito especial além de nos pedir para projetá-la "bem". No entanto, havia uma limitação que ele gostaria que o projeto seguisse. A casa deveria ter uma área máxima que pudesse ser construída sem a necessidade da contratação de um empreiteiro com licença geral de construção, devido aos custos. O programa incluía quatro quartos (4 membros da família), um quarto com pelo menos 4,5 metros em um lado, um estacionamento que lhe permitisse entrar na casa sem ser exposto à chuva e um quintal que recebesse bastante luz solar, mas fosse privativo. Fora isso, a tarefa era nossa. As palavras do cliente nos marcaram, “eu confio em vocês, então, façam o seu melhor”, e acabamos desprendendo muito tempo e esforço nisso. Queríamos proporcionar ao cliente uma casa saudável e aconchegante, sem defeitos e mofo, como um terno sob medida que se adapta ao corpo.
Planejamento arquitetônico - Trata-se uma casa isolada localizada no distrito oriental [Saesol-dong] de Songsan Green City, Coreia do Sul, que atualmente está em desenvolvimento. Tal como acontece com a maioria dos lotes de casas isoladas no centro da cidade, este terreno tem um padrão de grelha quadrada com uma extremidade de frente para a rua. Outras casas serão construídas em ambos os lados e o terreno recebe a luz do norte. Como está inserido no lado sul, escolhemos uma forma 'giyeok [ㄱ]' para o espaço utilitário encontrar a interface entre luz e privacidade e criar um interior estável com a situação circundante. Criou-se ainda uma garagem entre os pilotis conectada a um quintal e um grande terraço em seu nível superior, em forma de ‘Digwu [ㄷ]’.
Esperávamos que todos os quartos estivessem voltados para o pátio ao sul, para que pudessem ver a luz do sol e a natureza em mudança e aproveitar a experiência espacial da vida cotidiana. Com isso, passar pelos espaços, sentir a transformação da natureza no quintal, a mudança do tempo com luz e sombra, e olhar o céu e as estrelas ao vento, poderiam ser os prazeres do dia a dia presentes nesta casa.
No térreo estão os espaços compartilhados (entrada, sala, cozinha, despensa, escadas), o quarto principal e uma área para a esposa. Por outro lado, o primeiro andar consiste em quartos masculinos, incluindo o quarto do primeiro filho no final da extremidade em forma de 'ㄱ', o quarto do segundo filho no final da extremidade menor, uma sala compartilhada e o espaço do marido. É possível ver o céu pela janela alta ao passar na entrada depois da garagem. Quando se entra na sala pela porta da frente, o quintal é naturalmente conectado à ela por causa da janela, enquanto a sala se estende até o quintal. Nesse espaço é possível sentir o fluxo das estações e do tempo. Em geral, as escadas que levam ao primeiro andar são instaladas perto da porta frontal por conveniência, mas nesta casa elas estão mais ao fundo, oferecendo mais oportunidades de interação.
Devido ao telhado de duas águas, de acordo com as diretrizes da unidade distrital, o primeiro andar tem um pé-direito alto para oferecer uma sensação de amplitude, com um terraço privado no interior e um aberto com horta de frente para a via. Neste terraço voltado para a rua existe também um varal para pendurar a roupa num dia de sol. Seguindo este projeto, estamos planejando uma "casa isolada Ⅱ" em Saesol-dong.